O motociclismo sempre fez parte da minha vida e da vida do meu marido. Desde cedo, as motocicletas já nos conectavam de formas diferentes. Aprendi a pilotar na Turuna do meu irmão, e mesmo que não fosse muito longe – apenas até os treinos de vôlei do colégio – aquele pequeno trajeto já despertava em mim uma sensação de liberdade.
Anos mais tarde, o motociclismo me proporcionaria um encontro que mudaria minha vida para sempre. A primeira vez que o vi foi quando passou por mim em uma motinho azul na Praia de Tramandaí, durante as férias na casa de uma amiga. O destino nos uniu novamente em 1981, quando eu estava passando uns dias com outra amiga na mesma praia, que por acaso tinha um apartamento no mesmo condomínio que ele. Dessa vez, já tinha uma moto do tipo trail e começamos a namorar. Dizem que namoro de praia não sobe a serra, mas no nosso caso foi diferente.
Casamos, tivemos dois filhos, e por um tempo, a moto ficou de lado. Estávamos focados em criar nossa família e no trabalho. Mas em 2015, com os filhos já crescidos, nossa paixão reacendeu e compramos uma Harley. Desde então, nunca mais paramos de passear e viajar. A ideia de utilizar peças mecânicas para criar luminárias surgiu justamente desse universo das motos, dos motores, e da habilidade do José em trabalhar com solda e composição, as transformando em objetos iluminados de design únicos e sustentáveis.
Nossa primeira grande viagem foi para o deserto do Atacama, em 2019. Foi lá que nasceu a coleção Atacama, inspirada nas paisagens deslumbrantes e no contraste das cores e texturas do deserto. Esse destino marcou o início de uma série de desenhos e aquarelas que resultariam na nossa primeira estamparia autoral. Daí por diante, cada destino influencia as cores, formas e conceitos das nossas peças.
Antes de termos a Harley, ele sempre falava sobre seu sonho de ir até o “fim do mundo” de moto. Eu costumava rir, achando a ideia um tanto absurda, mas ele estava determinado. E não é que o sonho se realizou? Em 2020, fomos até Ushuaia de moto, junto a um grupo de amigos. Essa viagem inspirou a coleção Patagônia e também nos motivou a criar o Berod Canal no YouTube, onde começamos a documentar nossas aventuras em vídeo.
E foi assim que nasceu a Berod Objetos de Arte e Design. Hoje, com uma BMW1200, já temos mais de oito anos de “estrada” e seis coleções, todas inspiradas em destinos das nossas viagens de motociclismo. Cada peça que criamos carrega em si um pouco da nossa história, das paisagens que nos marcaram, e da liberdade que sentimos ao explorar novos horizontes! Nós, como casal maduro, decidimos nos reinventar através das viagens e da criação da marca Berod, unindo nossos conhecimentos de arquitetura, arte e mecânica para desenvolver produtos autênticos de decoração com significado . A colaboração entre nossas habilidades únicas resulta em produtos de design inovadores. Criamos peças únicas e autorais para ambientes que também reflitam a personalidade dos nossos clientes. Sou arquiteta ( Unisinos) e especialista em paisagismo (Ulbra) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional ( UFRGS) , atuo na área com a HB Arquitetos associados ( @hbarquitetos,com.br ) . José é técnico em mecânica (Escola Técnica Parobé) e iniciou a faculdade de engenharia Mecânica ( PUC/RS). Trabalhou muito anos com agricultura, onde a manutenção das máquinas e tratores sempre estiveram presentes na sua oficina.
Convidamos você a nos acompanhar nessa aventura. Inscreva-se nas redes pelo @berod.com.br e no Berod Canal no YouTube para continuar viajando conosco! Acompanhe nossas postagens aqui no blog e visite nossa loja de e-commerce aqui no site e no insta !